Barroco

Contexto Histórico

Na Europa, mais precisamente na Itália entre os séculos XV e XVI ocorria uma valorização da cultura clássica, voltando-se para as artes, a ciência, a filosofia e à novas descobertas. É o período que ficou conhecido como Renascimento.
Durante o renascimento as influências eram Humanistas, se posicionando contra o Medievalismo, a espiritualidade, e a favor da Antiguidade, a intelectualidade, a busca pelo conhecimento.
A Itália destacava-se nos comércios. Através das Grandes Navegações era a responsável por intermediar as mercadorias que vinham do Oriente. Logo não eram só negociações que ocorriam ali. Também ocorriam influências culturais. Sua influência para a arte e a literatura foi o Barroco.


Características do Barroco


·       O rebuscamento na arte e na literatura.
·       O dualismo: Os conflitos internos do homem sobre o terreno e o espiritual, Antropocentrismo Vs. Teocentrismo, pecado e perdão.
·       A riqueza nos detalhes e o exagero.
·       O Jogo de palavras e ideias; o Jogo de contrastes.
(São Jerônimo Penitente)
Observa-se na pintura os contrastes entre luz e sombra. À direita vemos São Jerônimo concentrado em seus estudos religiosos. À esquerda percebe-se um crânio que representa a fragilidade da vida humana, tema que rondava muito os pensamentos da época do homem dividido entre fé e razão.

Barroco em Portugal


Inicia-se em 1580 quando Camões morre. Portugal perde sua autonomia para a Coroa espanhola. Termina em 1756, quando se funda a Arcádia Lusitana.
Cultivou-se a oratória, a prosa doutrinária, a poesia, a historiografia, a epistolografia e o teatro.
Em Portugal, em uma época em que a Igreja Católica tinha forte influência sobre a sociedade e a política, este movimento artístico e literário causou forte alvoroço.
As influências Humanistas ocasionaram a chamada Reforma Protestante. Os preceitos da Igreja não eram mais vistos com bons olhos pela burguesia que ali emergia. A população se revoltava contra as desigualdades sociais, a corrupção e abuso da Igreja que vendia o perdão, cobrando indulgências. Denunciavam o luxo das Igrejas e o culto às imagens.
A resposta Igreja foi a Contrareforma: A catequização e conversão ao catolicismo, destacando-se a catequização nas novas terras descobertas; A reabertura do Tribunal de Inquisição, que criava listas de livros proibidos e julgavam os considerados ‘Hereges’, pessoas que discordavam da Igreja.

Estilos do Barroco na literatura

O exagero, o dualismo e o detalhismo do Barroco se manifestavam através das figuras de linguagem: hipérbole, sinestesia, antítese, paradoxo, metáfora, etc.
Dois estilos literários se destacaram na época: O Cultismo e o Conceptismo:
  • ·     O Cultismo era o jogo de palavras, valorizava a linguagem rebuscada e complexa, para expressar a complexidade da mente humana dividida entre fé e razão.
  • ·           O Conceptismo era o jogo de idéias, onde valorizava-se os argumentos racionais e fazia uso de uma linguagem mais simples.
Fonte: https://www.infoescola.com/historia/grandes-navegacoes/
           https://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/


1 comentários:

  1. Queridos alunos, ótimo trabalho! Vocês foram muito criativos, isso é maravilhoso. Parabéns!
    Peço-lhes apenas para postar aqui no blog o projeto que vocês me entregaram impresso, conforme foi pedido no email que enviei com as instruções.
    Abraços fraternos,
    Juliana C.

    ResponderExcluir